quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Abençoado seja o cabeamento estruturado!



Bem, vamos lá.


Talvez você esteja se perguntando, porque no título da postagem está escrito ''abençoado''? A resposta é simples. Facilita muita coisa. Observe essa imagem abaixo:
Fonte: geek.linuxman.pro.br

Se torna um trabalho muito complicado quando há falta de organização, não só em redes, mas em qualquer outra área. Por isso é importante estar atento e se organizar bem. Vamos ver alguns conceitos de cabeamento estruturado:

  • Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.
 Ele se subdivide em:



Vamos ler um resumo desses sub-sistemas:


  • Entrada do Edifício (Entrance Facility – EF): É o ponto onde é realizado a interligação entre o cabeamento externo e o intra-edifício dos serviços disponibilizados (entrada da LP e PABX por exemplo).
  • Sala de equipamentos (Equipment Room): A sala de equipamento que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A idéia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.
  • Cabeamento backbone: o backbone (backbone traduzindo para português, espinha dorsal, embora no contexto de redes, backbone signifique rede de transporte) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho. 
  • Armário de Telecomunicações: O armário de telecomunicações é um ponto de distribuição, de onde saem os cabos que vão até os pontos individuais. Normalmente é usado um rack, contendo todos os equipamentos, que é também instalado em uma sala ou em um armário de acesso restrito. 
  •  Cabeamento horizontal: Compreende os cabos que vão desde a Tomada de Telecomunicações da Área de Trabalho até o Armário de Telecomunicações. 
  • Área de Trabalho: Compreende os equipamento da estação: computadores, terminais de dados, telefone, etc.
 ALGUMAS VANTAGENS DO CABEAMENTO ESTRUTURADO
  • Garante performance do sistema pela maior confiabilidade do cabeamento; 
  • Possibilita ampliações ou alterações para implementações futura sem perda de flexibilidade; 
  • Integra diversas aplicações em um único cabeamento; 
  • Permite o atendimento das demandas de novos serviços para cada usuário;
  • Possibilita vida útil maior, cerca de 10 anos, para o sistema de cabeamento.  
Na internet há uma vastidão de conteúdos sobre redes, quem quiser se aprofundar na área basta ter disposição de pesquisar conteúdos que são importantes. Isso aqui é um simples resumo, mas quem quiser aprender mais, não falta conteúdo.
 
Concluindo: fica bem claro que é melhor trabalhar em um ambiente organizado, até mesmo para melhor desempenho dos equipamentos e consequentemente da empresa. Fica a dica!

Flw :)


Referências bibliográficas:
Wikipédia
http://www.hardware.com.br/livros/redes/cabeamento-estruturado.html 
http://pt.slideshare.net/ander-san/cabeamento-estruturado-9558770
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário